segunda-feira, 16 de março de 2015

CUSTO DE OPORTUNIDADE

No debate sobre o aquário do Ceara escutei e li afirmações que são erros elementares de raciocínio econômico. O argumento é de que não existe custo de oportunidade no seu investimento, pois ele é financiado com financiamento e não empréstimo. Fala sério!!

Como no financiamento o uso do recurso é para um propósito especifico, no caso compra e instalação de equipamentos, não faz sentido falar em custo de oportunidade que é o uso alternativo do dinheiro público. Se não pegar o dinheiro do financiamento para o aquário perde o recurso.

A verdade é que do ponto de vista das contas públicas não importa se é financiamento ou empréstimo. Os dois se transformam em dívida e vão demandar pagamento de juros e amortizações que vão inviabilizar outros gastos do governo. O custo de oportunidade existe sim.

Em momento de orçamento apertado em casa, faz sentido justificar a compra de um “carrão” pela oferta de um financiamento que só podia ser usado para isso? E o curso de inglês do filho, o seguro saúde com mais cobertura da filha, a reforma da casa?


A falta de investimento público é ruim e faz falta, mas pior ainda é a realização de investimento de baixa qualidade e alto custo de oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário