quarta-feira, 11 de março de 2015

QUE MUNDO É ESSE?

Uma hipótese básica na condução de uma política monetária é que, diferente dos juros reais, o juros nominais não podem ser negativos. Na verdade era, pois hoje a prática de juros nominais negativos é cada vez mais comum. Mudou o mundo e mudaram as políticas.

Um juro real negativo acontece sempre que o rendimento de um titulo é menor que a taxa de inflação. O BNDES, por exemplo, ainda hoje oferece linhas de credito com juros menores do que a previsão de inflação. O juro nominal negativo acontece quando o titulo tem um valor de resgate menor que seu valor de emissão. Ou seja, pago mais hoje do que vou receber no resgate do titulo. Isso faz sentido? É possível? No mundo de hoje tudo é possível em termos de política monetária.

O que está acontecendo é que vários bancos centrais do mundo estão praticando o que se chama afrouxamento quantitativo (Quantitative Easing), onde assumem compromissos de comprar títulos emitidos pelos governos. Quanto maior as quantidades compradas maiores os preços dos títulos e menores os juros. Em situações extremas o valor de compra fica acima do valor de face e surge o juro nominal negativo. Mesmo sendo uma situação extrema as estimativas são de um estoque de 1,9 trilhões de Dólares de títulos com juros negativos.

Não precisa ficar preocupado pois ainda estamos longe de não ter outra opção que não comprar títulos com juros negativos. No momento quem compra a grande maioria deles são os bancos centrais. Eles o fazem porque na outra ponta estão cobrando dos bancos comerciais uma taxa para guardar reservas dos mesmos. Ou seja, se a taxa que eles cobram for maior que os juros negativos é lucrativo captar reservas e aplicar em títulos.

Enquanto isso no Brasil os juros continuam subindo, em parte porque nosso problema, diferente do resto do mundo, é excesso de demanda e não de  oferta. Surge aí o que se chama de operações de “Carry Trade”: pegar Dólar ou Euro a juros zero e aplicar em Reais. 


JUROS NEGATIVOS


Um comentário:

  1. Professor, poderia aprofundar em outro post sobre as pressões de demanda sobre a taxa de juros definida pelo Bacen? Estaria o Bacen elevando a taxa de juros no curto prazo com o objetivo de evitar o aumento da liquidez gerada pela incerteza no cenário político?

    ResponderExcluir