terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

AMANHA É UM DIA D PARA O EURO

Amanha é o prazo final para a Grécia chegar a um acordo com o Banco Central Europeu que lhe permita um novo empréstimo ponte para rolar sua dívida.  No momento temos um impasse entre o novo governo grego e a Alemanha. O primeiro quer ajuda e ao mesmo tempo adiar, ou mesmo abandonar, medidas de ajustes estruturais (cortes de salários e aposentadorias, privatizações, cortes de gastos, etc.) já acordadas com o BCE e FMI. A Alemanha aceita ajudar desde que os acordos prévios sejam cumpridos. Alem disso o governo grego que renegociar sua divida trocando os atuais títulos de divida por novos que condicionem seu pagamento ao crescimento da economia.

A situação é muito difícil. Por um lado todos sabem que a divida da Grécia, superior a 170% do PIB, é impagável no curto prazo e que os custos do ajuste tem sido altíssimos para a sociedade. Por outro temos um país que tem recebido ajuda significativa nos últimos anos, que pactuou acordos e contratos e que precisa fazer reformas para ter uma economia minimamente viável dentro do Euro.

Como evitar que uma vez que a Grécia teve a oportunidade de renegociar contratos outros países como Irlanda e Portugal também não tenham essa possibilidade? Como justificar que reformas sejam demandadas em alguns países e adiadas na Grécia? Como evitar o risco de validar plataformas políticas inviáveis, mas com grande apelo eleitoral (estelionato eleitoral)? Como justificar para o contribuinte alemão que ele, que fez o ajuste e aceitou salários congelados no inicio do Euro, vai pagar a conta do contribuinte grego que não fez o ajuste e teve aumentos salariais? Como evitar uma crise de corrida aos bancos na Grécia fomentada pelo receio de depósitos em Euro serem transformados em moeda local como aconteceu com a Argentina?


O grande economista Rudiger Dornbusch tem uma frase muito apropriada para o momento da Grécia: “a crise leva uma eternidade para chegar, mas então precisa apenas de uma noite para acontecer”. Que amanha não seja essa noite na Grécia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário