quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

REFINARIA: JÁ QUE NÃO TROUXE A MAX QUE LEVE A MINI

A decisão da Petrobras de não trazer a refinaria max (premium) para o Ceará é fato consumado. O estado tem todo o direito de protestar e exigir ressarcimentos pelos investimentos já realizados. Ele pode, no entanto, fazer mais. Deve exigir de forma definitiva que a Petrobras transfira a mini refinaria que mantém no porto do Mucuripe.
A transferência da mini refinaria para o Pecém, ante de mais nada, corrigiria uma aberração em termos de segurança que é ter uma refinaria em uma área urbana densamente povoada.
O ganho maior seria o econômico, pois a transferência da refinaria e do parque de tancagem associado a ela abriria espaço para o desenvolvimento de uma área urbana super nobre.
Essa área esta localizada em um dos locais mais bonitos de Fortaleza, já dispõe de boa infraestrutura urbana, inclusive de mobilidade com o futuro VLT, tem apelo histórico cultural com o farol do Mucuripe e esta conectada com o novo terminal de passageiros do porto. Tem tudo para ser explorada como um polo de hotelaria e de serviços.
No que tange a serviços é uma área bastante próxima dos terminais de chegada dos cabos submarinos de comunicação que ligam o Brasil com a Europa e Estados Unidos, podendo se transformar em polo de serviços digitais de primeira linha. Um planejamento urbano do tipo do que esta fazendo o Rio de Janeiro com o “Porto Maravilha” pode viabilizar um polo de espaços comerciais, de serviços e de lazer.

Em resumo, já que a Petrobras não quer ajudar no nosso desenvolvimento que ela deixe de atrapalhar.


PORTO MARAVILHA - RIO



MUCURIPE MARAVILHA - FORTALEZA ?
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário