segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

GOVERNO NOVO POLÍTICAS NOVAS

Inicio de novo governo é hora de desenhar novas políticas e manter as velhas que estão funcionando. É uma grande tolice achar que com um novo governo tudo tem que mudar. No que tange a política econômica acho que é hora do Ceará fazer uma reflexão cuidadosa e rever sua estratégia. O gráfico abaixo, publicado pelo IPECE no final do ano passado, mostra claramente que algo está errado. Ele mostra que a produtividade da indústria tem caído de forma sistemática nos últimos anos. Se esse quadro não for revertido dificilmente teremos um crescimento sustentado da economia e, sem esse, capacidade de financiar políticas sociais e de competitividade econômica.
Uma economia tem três fontes de crescimento: quantidade de mão de obra, quantidade de capital físico e produtividade. Essa ultima tem haver com a qualidade da mão de obra, do capital físico e das políticas públicas.
Uma nova estratégia econômica para o Ceará deve ter como paradigmas a produtividade e a competitividade, deve ser baseada na nova indústria que incorpora cada vez mais serviços e não na velha indústria (refinaria?), na lógica que criar é mais importante que produzir que copiar pode ser mais efetivo que inventar.
Acima de tudo tem que entender que uma estratégia baseada na atração de indústrias é coisa do passado o que importa no presente é a atração de pessoas talentosas. Enquanto isso, continuamos sendo o estado campeão de enviar (exportar) alunos para o ITA e IME!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário